Atuação do Psicólogo Online

Reflexões sobre a psicoterapia online

Que a qualidade da atuação do profissional da psicologia demanda atualização constante do psicólogo quanto sua prática, não é uma novidade para a classe. Entretanto, nesse novo cenário de pandemia mundial, essa atualização passou a ser específica quanto à atuação online.


Pesquisas sobre psicoterapia online são feitas desde antes da COVID-19, o que propicia um embasamento para essa modalidade de atendimento. Em uma revisão de 59 estudos, os autores concluem que a psicoterapia online é mais eficaz do que grupos controle. Além disso, os autores também encontraram que a psicoterapia online demonstrou eficácia similar a psicoterapia presencial.


Instituições e associações de psicologia propõem algumas diretrizes para garantir que tanto a qualidade da atuação do psicólogo como a integridade e segurança de psicólogos e pacientes sejam mantidas, como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Americana de Psicologia (APA). De uma forma geral, o atendimento presencial não é encorajado, salvo casos em que o atendimento presencial realmente se faça necessário para o manejo clínico do paciente. Quanto às diretrizes específicas do atendimento online, são abordados plataformas e programas para se utilizar, cuidados especiais com a nova configuração de atendimento e até mesmo cobrança das sessões.


O cuidado psicoterápico demanda atenção tanto a angústias coletivas como ao sofrimento individual. Nesse contexto de pandemia, presenciar e demonstrar compaixão em situações compartilhadas sem a fantasia de consertar o problema pode ser muito reconfortante para o paciente. Mas não se pode perder de vista o motivo que levou aquele paciente a procurar o atendimento e como ele, individualmente, está lidando com toda a situação. 


Não se pode perder de vista que o ambiente seguro da psicoterapia precisa ser mantido no atendimento online, o que pode ser desafiador. É necessário definir, previamente, se o atendimento será por chamada ou vídeo e qual a plataforma que será usada. O local que o paciente usará para o atendimento também deve ser pensado e é possível que, para garantir que o paciente esteja sozinho, ele faça a sessão da garagem, por exemplo. O mais importante é garantir a relação psicólogo-paciente e o conforto do paciente, então alterações e ajustes podem ser feitos entre as sessões. 


Outro fator importante é a tecnologia. Ela será parte do atendimento, assim como todas as falhas que podem acontecer durante o atendimento. Previamente definir o que será feito caso uma falha aconteça pode ser bastante útil. Destaca-se, também, que a percepção de reações e emoções pode ficar prejudicada, então usar de palavras é essencial. Use frases como “Se eu entendi direito, você quis dizer que...” com mais frequência. 


O processo de psicoterapia online tem sua aplicação permitida desde antes da COVID-19, logo já existem diretrizes sobre como o psicólogo deve proceder em tal contexto de atendimento. Por outro lado, o processo de avaliação remota e/ou online, apesar de ser autorizado pelo CFP, só se mostrou necessário agora. A divisão de avaliação da APA reuniu algumas diretrizes iniciais para poder guiar a atuação de psicólogos no contexto de avaliação. A principal preocupação da avaliação remota deve ser quanto aos instrumentos que podem ser usados de forma remota. É importante que o psicólogo se assegure, por exemplo, sobre a distribuição de estímulos ao paciente e sobre a qualidade normativa da aplicação remota do instrumento. A aplicação dos instrumentos deve ser o mais próxima o possível da aplicação presencial, por isso o paciente deve ser monitorado por vídeo e áudio, mesmo com instrumentos auto-aplicados. No caso do CFP, uma comissão específica já foi formada para que diretrizes específicas para os profissionais brasileiros sejam traçadas. 


Concluindo, a necessidade da atuação online se dá devido a realidade atual. A eficácia desse modo de psicoterapia é comprovada, portanto a utilização desse recurso é adequada. Os profissionais de psicologia precisam se atualizar quanto às diretrizes desse modo de atendimento e, sempre, priorizar o bem-estar do paciente e o processo de tratamento.




Tanto no site do CFP como no site da APA é possível encontrar mais informações e diretrizes para auxiliar a prática do profissional de psicologia:


https://site.cfp.org.br/coronavirus/1-inicio/


https://www.apa.org/practice/guidelines/telepsychology




Por: Thaís Dell’Oro


Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Medicina Molecular




Referências


de Bitencourt Machado, D., Braga Laskoski, P., Trelles Severo, C., Margareth Bassols, A., Sfoggia, A., Kowacs, C., ... & Pigatto Teche, S. (2016). A psychodynamic perspective on a systematic review of online psychotherapy for adults. British Journal of Psychotherapy, 32(1), 79-108.