Vamos falar de Altas Habilidades/Superdotação?
Preparamos uma seleção de materiais sobre o tema, são livros, testes e jogos para que atua ou se interessa pela área
O Conceito de Altas Habilidades/Superdotação para o MEC:
“Considera-se pessoas com AH/SD aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”. (Brasil, 2008, p.15)
LIVROS
Manual de Identificação de Altas Habilidades/Superdotação
Este livro tem foco nas pessoas com Altas Habilidades/Superdotação e tem por objetivo promover sua aceitação, seu reconhecimento e sua valorização.
Das autoras Susana Graciela Pérez Barrera Perez e Soraia Napoleão Freitas
Traz uma Apresentação, um capítulo sobre Identificação: o que e para que?, sobre Instrumentos de triagem, Individuais, O portfólio do aluno, O parecer pedagógico alem das referencias.
Altas habilidades/ Superdotação - Manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final
https://sapiens-psi.com.br/altas-habilidades-superdotacao-manual?search=manual%20altas%20habilidades
Autora: Deborah E. Burns - Coordenação e Revisão: Angela Virgolim
Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral?
Este é um livro essencialmente prático, que busca apresentar aos professores, em dez lições, formas, sugestões e trajetórias para desenvolver a capacidade de investigação em seus alunos, começando na sala regular e se estendendo à sala de recursos; e almeja propiciar aos alunos com altas habilidades/superdotação um melhor entendimento do que se espera deles nesses contextos.
O manual se encontra embasado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, que foi adotado no Brasil pelo MEC em 2005, quando o Ministério da Educação implementou os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em todos os estados brasileiros. Desta forma, as dez lições aqui apresentadas ajudam o professor da sala de recursos a desenvolver passo a passo um caminho que perpassa pelos interesses individuais do estudante, suas áreas fortes e áreas de motivação, para chegar, então, ao delineamento de um p ojeto de investigação, pautado em necessidades reais do mundo atual. O estudante é levado a compreender o que significam projetos do tipo I (Atividades Exploratórias Gerais), do Tipo II (Atividades de Treinamento) e do Tipo III (Investigação de Problemas Reais).
TESTES
TIAH/S – Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação
https://sapiens-psi.com.br/tiah-s-triagem-de-indicadores-de-altas-habilidades-superdotacao
Autora: Tatiana de Cassia Nakano
A Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S) é uma escala de uso não restrito a psicólogos. Seu objetivo é ser usado como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S).
É composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.
A TIAH/S pode ser usada por pedagogos, professores e profissionais vinculados à educação especial, profissionais das áreas afins que atuam em instituições escolares, em atendimento especializado (sala de recursos ou núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação), em salas de aula regulares e demais contextos nos quais haja demanda pela triagem dos casos que apresentam sinais indicadores de AH/S. Sua utilidade pode se voltar ao contexto clínico, escolar e orientação para professores.
O processo de resposta pode ser em papel ou online, devendo ser respondido por um profissional que atua diretamente com o estudante a ser avaliado, contemplando aqueles entre 9 e 15 anos.
WISC IV - Escala Wechsler de Inteligência para Crianças
https://sapiens-psi.com.br/wisc-iv-escala-wechsler-de-inteligencia-para-criancas-kit
A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC IV tem como objetivo avaliar o desempenho cognitivo, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças, de 06 anos e zero meses e 16 anos e 11 meses.
O WISC-IV é um instrumento clínico que pode ajudar no diagnostico de potenciais problemas nos processos cognitivos, também pode ser usado para determinar a necessidade de intervenção como acompanhamento pedagógico ou tratamento psicológico, de acordo com as necessidades individuais da criança.
Indicado para:
- estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional,
- diagnóstico diferencial,
- planejamento de programas de reabilitação (neuro)cognitiva
São 10 sub-testes principais e 05 suplementares. Os 10 sub-testes principais que abrangem os quatro índices fornecem as pontuações do QI Total.
Os sub-testes medem diversos aspectos da inteligência:
- compreensão verbal
- raciocínio abstrato
- organização perceptual
- raciocínio quantitativo
- memória
- velocidade de processamento
Avaliação da Compreensão Leitora
O Teste Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos é um instrumento que avalia diferentes processos subjacentes à capacidade de compreender textos informativos. É um instrumento muito útil para profissionais da psicopedagogia, da neuropsicologia, da fonoaudiologia e da educação, que necessitam caracterizar o padrão de leitura em diferentes faixas etárias (compreensão, fluência e aspectos subsidiários).
JOGOS:
CUBC
https://sapiens-psi.com.br/cubc-com-cartas?search=Cubc
É um modelo de Quebra-cabeça em formato de cubo, com diversas maneiras de ser montado, acompanhado de cartas com sugestões de montagem! É um bom treino para estimular o cérebro.
DOBBLE
https://sapiens-psi.com.br/index.php?route=product/search&search=dobble
Dobble é um jogo de velocidade e observação no qual todos jogam ao mesmo tempo.
HORA DO RUSH
https://sapiens-psi.com.br/hora-do-rush?search=hora%20do%20rush
Este jogo vai mexer com todos os seus neurônios! Vai desafiar seu raciocínio lógico e vai garantir horas de muita diversão e concentração . Veja se você é capaz de sair do congestionamento. Através de cartas desafio e com movimentos limitados pelos demais carros, o objetivo é retirar seu carro do meio da confusão. Um desafio empolgante!
Quer estudar mais sobre o assunto? Conheça nossa Especialização https://institutogenus.com.br/cursos/especializacao-em-altas-habilidades-superdotacao